sexta-feira, 14, junho, 2024
spot_img

Concurso Nacional Unificado: saiba como consultar o local de prova

Candidatos do Concurso Nacional Unificado (CNU) já podem conferir o seu local de prova. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) liberou nesta quinta-feira (25) o cartão de confirmação de inscrição no “Enem dos Concursos”. O documento está disponível na Área do Candidato, na mesma página da inscrição. É necessário fazer login com os dados da conta gov.br.

A prova do CNU será no próximo dia 5 de maio (domingo). Ao todo, 2,65 milhões de pessoas se inscreveram no certame, que oferecerá 6.640 vagas para 21 órgãos da Administração Pública Federal. Serão 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas.

As salas estão distribuídas em 228 municípios, em todos os estados brasileiros. Assim, 94,6% dos candidatos farão as provas em um endereço até 100 km de distância de onde mora. O MGI estimou que a força de trabalho utilizada na realização do concurso é 215 mil trabalhadores.

O cartão de confirmação traz, entre outras informações, número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso. Apesar de não ser obrigatório, o ministério recomenda levar o cartão no dia da prova. Ao mesmo tempo, o candidato deve portar um documento de identidade original e uma canetra preta com corpo transparente.

Confira os dados

O coordenador-geral de logística do CNU, Alexandre Retamal, reforça a importância dos candidatos checarem todas as informações do cartão. “Todos os candidatos têm que conferir se o município que indicaram, no ato de inscrição, para participarem da prova está correto. Se tiver qualquer tipo de erro, ou se o local de aplicação for muito distante da sua casa –  às vezes, dentro da logística de uma cidade, há locais que não são de tão simples acesso – então é importante entrar em contato com a Fundação Cesgranrio e pedir a correção do que for necessário”, explica.

Para solicitar correções no cartão de confirmação, os candidatos devem entrar em contato com a Fundação Cesgranrio, organizadora da prova, pelo telefone: 0800 701 2028. No entanto, não é possível pedir alteração do local de prova, por exemplo. Eventuais retificações se darão com base nos dados da inscrição.

As provas

Todos os candidatos farão as provas em dois turnos. De manhã, o exame terá questões de conhecimentos gerais e uma redação ou pergunta dissertativa, com 2h30 de duração. Os portões se abrem às 7h30 e fecham às 8h30, e a aplicação do exame começa às 9h.

Já na parte da tarde, a prova terá questões de conhecimentos específicos, com 3h30 de duração. Os portões se abrem às 13h, fecham às 14h, com início da aplicação às 14h30. O tempo mínimo de permanência nos locais de provas em ambos os turnos é de duas horas. Caso o candidato saia antes, será eliminado do concurso.

Além disso, os candidatos não poderão sair com o caderno de provas e nem anotar o gabarito no cartão de confirmação. São ações que visam reforçar a segurança do concurso e coibir que eventuais quadrilhas acessem as questões e, consequentemente, enviem as respostas para aplicantes que estão fazendo o concurso.

Também serão eliminados aqueles que forem pegos com aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não, tais como: agendas eletrônicas e(ou) similares, gravadores, pendrive, mp3 player e(ou) similar, fones de ouvido, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, relógios de qualquer natureza, telefones celulares, microcomputadores portáteis e/ou similares.

Celular e alimentos

A Fundação Cesgranrio fornecerá aos candidatos envelopes porta-objetos para a guarda de materiais, bem como do telefone celular (que deverá ficar desligado durante toda prova, e com alarmes desativados.

Os envelopes deverão ser lacrados e identificados antes de o candidato se dirigir à carteira onde fará as provas e deverão ser guardados embaixo da carteira. Os candidatos só poderão abrir os envelopes com seus pertences e ligar o aparelho celular após finalizarem as provas e estiverem do lado de fora dos locais de prova.

Os candidatos podem levar alimentos e água no dia da prova. As embalagens dos alimentos devem estar lacradas e as garrafas de água precisam ser transparentes.

Resultados

A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será em 21 de junho. O resultado definitivo sai em 30 de julho. Por fim, a convocação para posse e de cursos de formação começa em de agosto.

spot_img

Últimas publicações