sexta-feira, 26, abril, 2024
spot_img

Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão visita América Latina e EUA

O Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, HAYASHI Yoshimasa, está, desde quinta-feira (5), em viagem oficial à América Latina e aos Estados Unidos. O roteiro de 10 dias inclui México, Equador, Brasil, Argentina e Nova York. Foto: divulgação
 
Em sua passagem pelo Brasil, o Ministro HAYASHI tem encontros agendados com o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, entre outras autoridades. Também está no roteiro uma palestra sobre a diplomacia do Japão na América Latina.
 
Durante sua estadia na América Latina, o ministro participará de trocas de opiniões com representantes estrangeiros sobre os vários desafios enfrentados pela comunidade internacional.
 
A pauta inclui o fortalecimento das relações bilaterais com cada país e o papel do Japão como anfitrião da Cúpula do G7 em Hiroshima, em maio, e como membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Hayashi deve reforçar, ainda, seu desejo em colaborar ainda mais com cada país na manutenção e reforço da ordem internacional livre e aberta baseada no Estado de Direito e na condução de relevantes desafios internacionais.
 
A América Latina tem a maior comunidade Nikkei do mundo, com uma comunidade de aproximadamente 2,3 milhões de japoneses e descendentes que cultivam um importante laço com o Japão. Portanto, encontros com integrantes das comunidades Nikkei de cada país também devem fazer parte do roteiro de Hayashi na região. 
 
〈Agenda provisória no Brasil〉
 
8 de janeiro – São Paulo
Encontros com representantes das comunidades Nikkei e visita à JAPAN House
9 de janeiro – Brasília
Encontros com autoridades brasileiras
Palestra sobre a diplomacia do Japão em relação à América Latina.
spot_img

Últimas publicações