domingo, 28, abril, 2024
spot_img

Japão celebra Dia das Forças de Autodefesa

O Embaixador do Japão HAYASHI Teiji e o Adido de Defesa do Japão Cel Shigeki Kanai realizaram, neste dia 17 de novembro de 2022, na Residência-Oficial do embaixador, a Recepção em Comemoração ao Dia das Forças de Autodefesa do Japão.

A edição anterior deste evento foi realizada em 2019, há três anos, tendo sido suspensa nos dois anos seguintes em função da pandemia do Covid-19. 

Nesta edição, o evento contou com a presença de convidados dos Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, do Palácio do Planalto, das três forças singulares brasileiras (Exército, Marinha e Aeronáutica, bem como de adidos militares estrangeiros no Brasil.

Na ocasião, e embaixador outorgou o Diploma de Honra ao Mérito a dois cidadãos brasileiros, em reconhecimento aos serviços relevantes prestados em prol do avanço da cooperação nipo-brasileira em defesa, recentemente. Os agraciados deste ano foram o Coronel-Aviador Reformado Roberto da Silva Pinto e o Sr. Yasuyuki Hirasaki.

2)     Objetivos

A realização da Recepção em Comemoração ao Dia das Forças de Autodefesa tem o intuito de celebrar a criação das Forças de Autodefesa e de promover o fortalecimento das relações Brasil-Japão na área da defesa e da segurança.

3)     Convidados

Na edição deste ano, a Recepção contou com a presença de cerca de duzentos convidados, dentre eles, as seguintes personalidades:

·         Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, Chefe do Estado-Maior da Armada (Marinha do Brasil);

·         Valdecy Urquiza, Vice-Presidente da INTERPOL nas Américas

4)     O que é o Dia das Forças de Autodefesa

As Forças de Autodefesa do Japão foram criadas em 01 de julho de 1954, há sessenta e oito anos. Entretanto, apesar de 01 de julho ser a data de sua fundação, o Ministério da Defesa do Japão convencionou que a data comemorativa alusiva às Forças de Autodefesa deveria ser 01 de novembro. Isso porque o verão é a estação de grande incidência de furacões e de ocorrência de desastres naturais em território japonês, demandando a mobilização das Forças de Autodefesa no resgate e auxilio às vítimas. Portanto, foi definido que a data celebrativa, com a realização de eventos comemorativos, deveria ser em uma estação mais estável climaticamente, o outono, e, consequentemente, menos atribulada para a tropa.

spot_img

Últimas publicações