Thanh Son: Entrevista por ocasião da eleição do Vietnã para Conselho da ONU

Brasília, 18 de outubro de 2022
Por embaixada do Vietnã

Ministro das Relações Exteriores do Vietnã, Bui Thanh Son.

A importância do fato de que o Vietnã foi eleito para o Conselho de Direitos Humanos da ONU para o mandato 2023-2025 na 77ª Sessão de Votação da Assembleia Geral em Nova York (EUA) em 11 de outubro de 2022.

Em questões de segurança, paz e desenvolvimento, a promoção e garantia dos direitos humanos é um dos três pilares das Nações Unidas. O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas é o mais importante mecanismo de direitos humanos do sistema das Nações Unidas, um fórum de diálogo, cooperação e promoção dos direitos humanos em países ao redor do mundo.

No Vietnã, o Partido e o Estado definem consistentemente as pessoas como os centros, assuntos, recursos e objetivos de desenvolvimento mais importantes. Essa visão correta tem sido concretizada em estratégias e planos de desenvolvimento socioeconômico, e também institucionalizada na Constituição e nas leis, segundo as quais os direitos humanos, políticos, civis, econômicos, culturais e sociais são reconhecidos, respeitados, protegidos de acordo com a Constituição e a lei.

Como um membro ativo e responsável da comunidade internacional, o Vietnã sempre implementa rigorosamente e plenamente os compromissos internacionais em termos de direitos humanos, fazendo esforços para promover os direitos humanos tanto em casa quanto no mundo. Assumimos com sucesso o papel de membro do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas para o mandato 2014-2016, promovemos ativamente o diálogo e a cooperação, deixamos muitas marcas importantes e são muito apreciados pela comunidade internacional.

A eleição do Vietnã para o Conselho de Direitos Humanos da ONU para o mandato 2023-2025 é muito importante em muitos aspectos.

Em primeiro lugar, continua a contribuir para afirmar as diretrizes e visões corretas e consistentes do nosso Partido e do Estado sobre a promoção da importância e da eficácia dos fatores humanos no desenvolvimento nacional, vinculando estreitamente o crescimento econômico ao desenvolvimento da cultura, das pessoas, garantindo progresso e justiça social. Ao mesmo tempo, afirma também as grandes conquistas que temos feito no exercício do direito de propriedade do povo, respeitando, garantindo e protegendo os direitos humanos e os direitos dos cidadãos de acordo com a Constituição e a lei.

Em segundo lugar, contribuindo para a implementação da política externa do Partido no XIII Congresso, que continua a elevar o nível da diplomacia multilateral, participa ativamente e promove o papel em mecanismos multilaterais estrategicamente importantes, aumentando ainda mais a posição e o prestígio internacional do país. A eleição do Conselho de Direitos Humanos não apenas demonstra os esforços persistentes do Vietnã para implementar seriamente seus compromissos internacionais em relação aos direitos humanos, mas também afirma o apoio e a confiança da comunidade internacional para as contribuições importantes e responsáveis do Vietnã para a promoção dos direitos humanos. pessoas do mundo.

Este evento é ainda mais significativo quando 2022 celebra o 45º aniversário da adesão de Viet Nam às Nações Unidas. Esta será uma grande oportunidade para o Vietnã continuar a contribuir ativamente aos esforços conjuntos das Nações Unidas e da comunidade internacional na proteção e promoção de valores universais dos direitos humanos, lutando juntos pela paz, independência nacional e democracia, cooperação de desenvolvimento e progresso social.

Em terceiro lugar, a participação ativa e a contribuição ao Conselho de Direitos Humanos da ONU transmitirão uma forte mensagem sobre a imagem de um Vietnã que ama a paz, defende os valores humanos e humanos; ao mesmo tempo, contribui para ajudar todos os níveis, setores e todas as pessoas, bem como amigos internacionais a entender corretamente, mais plena e profundamente as diretrizes, políticas e conquistas dos direitos humanos em nosso país. Além disso, podemos solicitar o apoio, aconselhamento e compartilhamento de experiências das Nações Unidas e parceiros internacionais para implementar de melhor maneira os direitos humanos, os direitos civis e o domínio das pessoas na nova etapa de desenvolvimento do país.

Em geral, sendo eleito no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, o Vietnã já mostra os esforços de todo o Partido, do povo, de todos os níveis do sistema político na implementação das diretrizes e diretrizes corretas do nosso Partido e do Estado sobre o desenvolvimento nacional e a integração internacional. Este sucesso conta com as contribuições do Ministério das Relações Exteriores, agências de relações exteriores e ministérios e agências relacionadas na pesquisa, aconselhamento, preparação cuidadosa e implementação efetiva da advocacia em muitos níveis, muitos canais, especialmente os canais de relações exteriores de alto nível e através das Missões Vietnamitas às Nações Unidas em Nova York (EUA) e Genebra (Suíça).

Algumas das principais orientações e prioridades do Vietnã para a próxima adesão ao Conselho de Direitos Humanos são:
A nova posição e a força do país após mais de 35 anos de renovação, juntamente com as diretrizes, diretrizes, políticas e experiências certas acumuladas ao assumir o papel de membro do Conselho de Segurança e do Conselho de Direitos Humanos da ONU em termos anteriores, são fundamentos muito importantes para que cumpramos nossas responsabilidades no Conselho durante o termo 2023-2025.

Como um parceiro confiável, membro ativo e responsável, o Vietnã continuará a trabalhar em colaboração com os países membros, fazer contribuições substantivas para o trabalho comum do Conselho de Direitos Humanos, promover o diálogo internacional e a cooperação no espírito de respeito mútuo e compreensão, promover os direitos humanos, atender às condições, necessidades e interesses legítimos dos países, especialmente dos países em desenvolvimento.

Trabalharemos com os países membros para promover iniciativas e soluções em áreas como o direito de viver em paz, o direito ao desenvolvimento, os direitos dos grupos vulneráveis, a igualdade de gênero, o acesso à saúde, educação, emprego, resposta às mudanças climáticas, epidemias, etc. No período 2023-2025, o Vietnã cumprirá suas obrigações de notificação sob o Mecanismo de Revisão Periódica Universal (UPR) do quarto ciclo e convenções internacionais no campo dos direitos civis-políticos, anti-discriminação, direitos das mulheres, direitos das pessoas com deficiência, etc…

Com o consenso e a estreita coordenação em todo o sistema político sob a liderança do Partido juntamente com a gestão do Estado e o apoio da comunidade internacional, o Vietnã cumprirá com sucesso suas tarefas no Conselho de Direitos Humanos, unirá as mãos à comunidade internacional para construir um mundo pacífico. Todas as pessoas, as nações e todos os povos desfrutarão deste processo de desenvolvimento e de progresso social, ninguém fica para trás./.

Related blog posts