sábado, 18, maio, 2024
spot_img

Embaixada da Polônia realiza semana de Bruno Schulz em Brasília

Por Claudia Godoy
Brasília, 20 de setembro de 2022

O embaixador da Polônia no Brasil, Jakub Tadeusz Skiba.

A embaixada da Polônia promoveu, na última semana, em Brasília, seminário e apresentação teatral sobre a obra do escritor Bruno Schulz (1892-1942). “…uma figura incrível da literatura polonesa da primeira metade do século XX “, disse o embaixador Jakub Tadeusz Skiba, lembrando que o escritor de origem judaica nasceu em Drohobych, na época parte do território polonês.

Na Universidade de Brasília, Schulz foi tema de seminário que contou com a participação do embaixador polonês, além da diretora do Instituto de Letras da UnB, Sandra Lúcia da Rocha.

O embaixador ressaltou durante discurso na embaixada da Polônia a experiência vivida por Schulz na Europa Central e Oriental, dentro da então Polônia. “Testemunhou todos os problemas existenciais da turbulenta época em que viveu e se tornou vítima de um dos maiores crimes da história da humanidade, o holocausto “, disse Skiba.

O diplomata lembrou que Bruno Schulz era pouco conhecido fora da Polônia até bem pouco tempo atrás, mas, atualmente, é cada vez mais admirado como um dos mais extraordinários escritores do seu tempo. “Nasceu, viveu e morreu vítima da Gestapo (a polícia secreta oficial da Alemanha nazista)”, informou o embaixador da Polônia.

“Tive a oportunidade de visitar esse recanto maravilhoso do mundo, a República dos Sonhos, de acordo com a expressão utilizada pelo próprio autor. Fiquei encantado com a sua beleza.”, afirnou o embaixador polonês.

Todos os anos um festival de Bruno Schulz tenta transmitir a graça desse artista polonês pelo mundo.

O espetáculo Sanatorium, uma adaptação de contos do novelista e pintor polonês foi apresentado no cinema da embaixada, em Brasília.

 

spot_img

Últimas publicações