sábado, 18, maio, 2024
spot_img

Reino Unido lembra lord Cochrane na celebração de 200 anos de parceria com Brasil

Brasília, 6 de setembro de 2022
Pir Claudia Godoy

A Encarregada de Negócios do Reino Unido, Melanie Hopkins, durante discurso na embaixada britânica, em Brasília.

Na semana de celebração da Independência do Brasil, o papel do almirante e parlamentar escocês Thomas Cochrane no processo de soberania brasileira foi destaque no discurso da Encarregada de Negócios do Reino Unido, Melanie Hopkins, na embaixada britânica, em Brasília.

No discurso de comemoração pelos 200 anos das relações bilaterais com o Brasil, ela disse: “Ele teve participação decisiva para que o Brasil mantivesse esse tamanho e grandeza que o tornaram gigante pela própria natureza”.
Hopkins lembrou que a atuação do britânico levou o governo brasileiro a conceder a ele o título de marquês do Maranhão. “Esse fato histórico revela a longa duração de nossa parceria com o Brasil. Por exemplo, o Reino Unido foi um dos primeiros países a reconhecer a soberania do Brasil. Isso aconteceu em 1825, e, quando avançamos no tempo e olhamos o presente, nossa parceria estratégica se traduz no dia a dia”, afirnou a Encarregada de Negócios do Reino Unido.
Lord Cochrane foi contratado por Dom Pedro I para organizar e liderar a marinha brasileira. Apelidado de “loup de mer” (lobo do mar) pelos franceses, Lord Cochrane, além de comandar a Marinha brasileira, também atuou no Chile e na independência do Chile e do Peru.

“Poderia falar durante muito tempo dos nossos programas, parcerias em várias áreas, mas o mais importante é saber que quem colhe os frutos dessa relação são os povos brasileiro e britânico”, disse Hopkins. Ela também afirmou que “diante das incertezas que o futuro reserva, uma coisa eu garanto: o Reino Unido não quer só manter essa parceria, quer ampliá-la. Queremos fazer muito mais”.

spot_img

Últimas publicações