Brasília, 30 de agosto de 2022
Por Claudia Godoy
Nova embaixadora da Espanha no Brasil, María del Mar Fernández-Palacios Carmona disse hoje (30), em Brasília, que os espanhois vão trabalhar pelo avanço do acordo Mercosul/União Europeia no próximo ano quando assumirão a presidência do Conselho da UE.
A declaração de Carmona foi durante café da manhã com parte da imprensa que trabalha com as embaixadas na capital brasileira. “Estamos convencidos que o acordo Mercosul/UE vai levar ao incremento das relações entre Brasil e Espanha”, disse a embaixadora, que é a primeira mulher a assumir a representação diplomática espanhola no Brasil. “O governo espanhol quer ver os direitos das mulheres em igualdade na política exterior”, disse Carmona.
Apesar de regulamentado em 2019, o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia ainda precisa ser ratificado pelos parlamentos de UE e Mercosul e também pelos países membros dos dois blocos, além disso, as negociações ainda enfrentam impasses. Pesam questões ambientais para o lado brasileiro e obstáculos relacionadas ao protecionismo dos europeus.
O Brasil é hoje o segundo maior país que exporta produtos agrícolas para o mercado europeu. Quando entrar em vigor, o acordo Mercosul/UE deve movimentar cerca de 25% do PIB mundial. O acordo prevê que as tarifas de exportação da América do Sul para a Europa sejam zeradas em dez anos. Em contrapartida, a Europa precisará retirar 91% das tarifas de exportação para o Mercosul.
A embaixadora ingressou na carreira diplomática em 1991. Formada em Geografia e História, Carmona foi nomeada embaixadora pela primeira vez em 2018 na Nicarágua.
Em julho de 2015, foi nomeada Diretora-Geral Adjunta para o México, América Central e Caribe.
De janeiro a julho de 2015, ela foi assessora de Assuntos Interamericanos na Direção Geral da Ibero-América. A nova embaixadora trabalhou como vice-diretora do México, América Central e Caribe entre 2014 e 2015.
Em 2012, Carmona foi nomeada Conselheira da embaixada da Espanha no Marrocos.Ela ocupou o posto de Segunda Chefatura da Embaixada da Espanha em Cuba entre 2009 e 2012. Entre 2007 e 2009 foi Conselheira na Representação Permanente da Espanha na OTAN, Bruxelas.
Durante quatro anos, de 1998 a 2002, foi Conselheira Cultural e de Cooperação da embaixada da Espanha no Brasil. Entre 1995 e 1998 foi Assessora Técnica da Direção Geral do Gabinete de Informação Diplomática.
Trabalhou como Segundo Chefe de Comissão em 1993 na Embaixada da Espanha na Ucrânia.
Em 1994, Secretário Encarregado de Negócios dos Assuntos Administrativos da Embaixada da Espanha na China.Trabalhou em 1991 como Chefe do Serviço de Política Consular Conferências e Organizações Internacionais.
Carmona tem condecorações de Lazo de Dama da Ordem do Mérito, lazo da Ordem de Isabel la Católica, comendadora da Ordem do Mérito Civil e a Cruz do Mérito Naval com distintivo branco.