segunda-feira, 29, abril, 2024
spot_img

Primeira-ministra Mia Amor Mottley, de Barbados, um exemplo para as mulheres

Brasília, 26 de maio de 2022
Ngozi Okonjo-Iweala
Por: embaixada de Barbados no Brasil
 
Existem pessoas que se destacam muito, não importa de onde sejam – seja de um país grande e densamente povoado ou de uma pequena nação insular. A primeira-ministra Mia Amor Mottley de Barbados é uma dessas pessoas. Corajosa, destemida e possuidora de um grande intelecto e sagacidade, a primeira-ministra é uma política brilhante que sabe como agitar as coisas.
Desde que ela era uma jovem mulher crescendo no Caribe, Mia Mottley sempre se preocupou profundamente com questões críticas que impactam o mundo. Da pobreza à dívida e às mudanças climáticas, ela é uma defensora vocal no cenário mundial da administração responsável de nosso planeta, para que nações grandes e pequenas, pessoas ricas e pobres possam sobreviver e prosperar juntas. Na COP26 em Glasgow no final do ano passado, ela repreendeu os líderes mundiais por não trabalharem com mais diligência para limitar os potenciais impactos catastróficos das mudanças climáticas, dizendo-lhes que se esforçassem mais. Enquanto presidente do Comitê de Desenvolvimento de Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, ela lembrou aos gurus das finanças do mundo que o nível de renda per capita de um país nem sempre é a melhor medida de sua riqueza. Afinal de contas: um furacão induzido pela mudança climática pode afetar significativamente essa riqueza.
Mia Mottley é um ícone em seu país, tendo conquistado a reeleição por maioria esmagadora. A primeira-ministra avança com ousadia no cenário mundial. Ela é uma personificação de nossa consciência, lembrando-nos a todos de tratar nosso planeta e, portanto, uns aos outros, com amor, dignidade e cuidado.
Ngozi Okonjo-Iweala é diretora-geral da Organização Mundial do Comércio
 
Texto do Ministério das Relações Exteriores de Barbados
spot_img

Últimas publicações