segunda-feira, 29, abril, 2024
spot_img

Cazaquistão apresenta oportunidades de investimento e comércio no Rio Grande do Sul

Porto Alegre, 23 de maio de 2022
Por: embaixada do Cazaquistão

Na Federação da Indústria de um dos principais centros industriais e comerciais do Brasil – o estado do Rio Grande do Sul (Porto Alegre), foi realizada a apresentação “Cazaquistão: oportunidades de comércio e investimento” com a participação de representantes de mais de 30 empresas brasileiras.
Abrindo o evento, o Embaixador do Cazaquistão Bolat Nussupov informou o público sobre a situação atual e as perspectivas de maior desenvolvimento da cooperação econômica entre o Cazaquistão e o Brasil, com ênfase no potencial existente de cooperação inter-regional no complexo agroindustrial e comercial, levando em consideração a localização estratégica do estado com acesso ao Oceano Atlântico. O Embaixador também convidou as empresas gaúchas a participarem dos trabalhos do Conselho Empresarial Cazaquistão-Brasil, criado em 2021, copresidido pelo Centro de Indústria e Exportação do Cazaquistão QazIndustry e a Confederação Nacional da Indústria do Brasil.
Por sua vez, o Embaixador do Brasil no Cazaquistão, Rubem Barbosa, no modo online de Nur-Sultan, destacou a importância de estabelecer a cooperação comercial e econômica em nível regional. O diplomata brasileiro expressou esperança de que a primeira conferência econômica na região industrial e agrícola do Brasil amplie toda a gama de cooperação bilateral e eleve para outro nível.
O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, Gilberto Petri, por sua vez, apreciou muito o potencial da cooperação comercial e econômica bilateral entre o Cazaquistão e a região e, para ampliá-la ainda mais, se ofereceu para trocar missões empresariais. Segundo ele, atualmente existem boas oportunidades para a construção de contatos regionais tanto ao nível dos órgãos oficiais como dos empresários dos dois países.
O Diretor administrativo do Centro de Desenvolvimento de Políticas Comerciais QazTrade, Aibek Sagynayev, falou em detalhes sobre o potencial comercial, econômico, de transporte e logística do Cazaquistão, e também apresentou grupos de commodities promissores de produtos do Cazaquistão para exportação para o mercado local, incluindo enxofre e fertilizantes.
Durante o evento, o representante da empresa nacional “Kazakh Invest” Galymzhan Mataev informou sobre a política de investimento do Cazaquistão, medidas tomadas para melhorar o clima de investimento e novas ferramentas de apoio a potenciais investidores, e também apresentou propostas de investimento para empresas do estado.
No final do evento, houve uma discussão e troca de pontos de vista sobre novas formas e oportunidades para expandir a cooperação empresarial entre o Cazaquistão e a região, a fim de aumentar a atividade comercial e de investimento.
O Rio Grande do Sul é o nono maior estado brasileiro (a área do estado é quase igual à área da Itália), a população é de 11,3 milhões de pessoas. O estado ocupa o quarto lugar no país em termos de PIB e exportações. O Rio Grande do Sul é um dos portos estratégicos da América do Sul.

spot_img

Últimas publicações