sexta-feira, 26, abril, 2024
spot_img

Governo do Japão oferece bolsas de estudos a brasileiros

Brasília, 9 de maio de 2022
Com embaixada do Japão

 

Os bolsistas receberão ajuda integral para estudar em universidades japonesas. As oportunidades são para cursos de graduação, escola técnica, curso profissionalizante e pós-graduação

A Embaixada do Japão recebe, a partir de maio, as inscrições para os programas de bolsas de estudos de 2023 do Ministério da Educação, da Cultura, dos Esportes, da Ciência e da Tecnologia do país (MEXT). Promovidas anualmente pelo governo japonês, as bolsas MEXT são uma oportunidade de prestígio concedida a estrangeiros que desejam continuar seus estudos e se aprimorar profissionalmente em uma instituição de ensino do Japão.

Os candidatos selecionados terão a oportunidade de estudar em universidades japonesas como alunos de graduação, escola técnica ou curso profissionalizante, ou, ainda, de serem admitidos como alunos de pesquisa e conduzirem um projeto de mestrado ou doutorado no país.

Os bolsistas iniciarão seus estudos no Japão a partir de abril de 2023. A bolsa é integral e inclui o pagamento de passagem aérea, isenção de taxas escolares e ajuda de custo mensal. O programa prevê, ainda, um curso de língua japonesa durante o primeiro ano.

Inscrições
As inscrições para o programa de pós-graduação já estão abertas, e se encerram em 31 de maio. Podem se candidatar pessoas com ensino superior completo e idade máxima de 34 anos em abril de 2023.

No caso das bolsas de graduação, escola técnica e curso profissionalizante, serão aceitos candidatos com ensino médio concluído até março de 2023 e com até 24 anos de idade em abril de 2023. As inscrições abrem no dia 1º de junho e se encerram no dia 24 do mesmo mês.
O calendário vale para candidatos que moram no Distrito Federal, Goiás e Tocantins. Residentes de outras regiões devem consultar informações no consulado local.

Seleção
Os candidatos serão submetidos a um processo seletivo composto por análise documental (incluindo projeto de pesquisa, para o programa de pós-graduação); provas escritas e entrevista. Cada fase é eliminatória e determina quais estudantes serão convocados para a seguinte.

Outras informações sobre as inscrições e detalhes do programa estão disponíveis no site da Embaixada do Japão.

Bolsas MEXT
O programa de bolsas do Ministério da Educação, da Cultura, dos Esportes, da Ciência e da Tecnologia do Japão (MEXT) teve início em 1954, com objetivo de promover o intercâmbio internacional, as relações amistosas e a formação de recursos humanos.

Graças à iniciativa, cerca de 242 mil estudantes internacionais de aproximadamente 160 países ao redor do mundo tiveram a oportunidade de estudar no Japão.

spot_img

Últimas publicações