O embaixador Bolat Nussupov deu o ponta pé inicial do projeto, na Biblioteca Nacional de Brasília, com o lançamento do primeiro volume da trilogia do livro “Nômades”, de Ilyas Yesenberlin, um escritor histórico popular no Cazaquistão. “O objetivo do projeto é promover a história e a literatura cazaque na América Latina. O projeto aproximará nossos povos e tornará nossos países mais reconhecíveis em ambos os lados dos continentes”, afirmou o embaixador.
A tradução do livro ficou por conta do professor Edélcio Américo que também já traduziu as obras de Abay, o heroi nacional e fundador da literatura cazaque, além do primeiro presidente Nursultan Nazarbayev.
“Nômades” conta a história da formação do Estado cazaque há 555 anos, as provações do povo, cultura e originalidade da nação. “Planejamos publicar os próximos dois volumes deste incrível livro no próximo ano. Acho que os leitores estarão interessados em saber a continuação dos eventos descritos no livro. “, disse Bolat Nussupov.
IIyas Yesenberlin é um dos escritores cazaques do anos 60 e 80, que amou os cazaques do fundo do seu coração e tentou despertar sua autoconsciência. As origens do profundo entendimento do autor sobre a alma do povo devem ser buscadas em sua biografia”, informou o diplomata cazaque.