Embaixada do México ensina técnicas da culinária oaxaquenha

Por: Claudia Godoy

A embaixadora do México, Laura Esquivel, e a chef de cozinha Abigail Mendoza durante oficina de culinária, na embaixada mexicana, em Brasília.

A embaixada do México realizou, nesta
quinta-feira, 22, em Brasília, oficina sobre o uso de metate e molcajete, utensílios de pedra para moer milho, pimenta e cacau. Teve também degustação da tradicional culinária mexicana, uma das mais apreciadas do mundo.

A chef de cozinha mexicana Abigail Mendoza veio ao Brasil e ofereceu, na embaixada mexicana, oficina sobre as técnicas de preparo dos ingredientes que dão forma e vida à cozinha tradicional mexicana. Nascida em Oaxaca, sul do México, Mendoza é uma das cozinheiras tradicionais mais importantes do país.

A maestra mexicana, acompanhada por duas de suas irmãs, visita o Brasil para participar representando o México no X Congresso Internacional de Nopal e Cochonilha que acontece de 23 a 29 de setembro em João Pessoa, na Paraíba.

Na ocasião, a embaixadora do México, Laura Esquivel, leu para os convidados o texto “Quando não havia liquidificador” que explora o universo da transformação dos ingredientes em comida. “O molcajete, o metate, o papan ou qualquer pião me maravilham”, diz o capítulo.

“Se desfazem da sua forma, se destacam de sua casca, se trituram, se fazem pó, se fazem pasta, se fundem, se dissolvem”, também é outro trecho muito belo lido pela embaixadora Esquivel, autora do best seller “Como Água para Chocolate”, já traduzido em todo o mundo e também transformado em filme premiado.

Related blog posts