terça-feira, 21, janeiro, 2025
spot_img

Caritas da Polônia homenageia doadores para refugiados da guerra na Ucrânia

Przemisl, 9 de outubro de 2022
Por Claudia Godoy

A Cáritas polonesa realizou cerimônia para homenagear empresas e pessoas que oferecem ajuda aos refugiados ucranianos que chegam à Polônia.

Empresarios, voluntários e doadores individuais receberam medalha, diploma e flores, durante celebração na sede da Caritas, em Varsóvia. Foram divulgadas fotos dos postos de assistência com os produtos comprados ou doados pelas empresas. O encerramento do evento contou com um pequeno show da cantora polonesa Olga Szomańska e jantar para os convidados.

Desde o início da guerra, em fevereiro deste ano, a Caritas Polônia já mobilizou cerca de meio milhão de caminhões e micro-ônibus, que transportaram 7,3 mil toneladas de itens essenciais.

Foram distribuídos alimentos, produtos de higiene e curativos, além de geradores elétricos, material de limpeza, cobertores, sacos de dormir, travesseiros e lanternas. A Caritas é uma confederação de 165 organizações humanitárias da Igreja Católica que atua em mais de duzentos países.

Segundo dados oficiais da organização católica, no transporte de itens essenciais, a Caritas já gastou cerca de 35 milhões de zlotes poloneses, que corresponde a quase o mesmo valor em reais. A Caritas-SPES, de Odessa, e a Caritas Ucrânia já receberam no total mais de meio milhão de zlotes da Caritas Polônia.

A Caritas compara a onda de refugiados da guerra na Ucrânia como a maior na Europa desde a II Guerra Mundial. A Caritas abriu tendas onde todos podem se aquecer, comer e beber chá nas cidades fronteiriças. Há cantos para crianças e suprimentos de sacos de dormir quentes. Eles oferecem ainda pontos para carregar telefones e apoio psicológico.

De acordo com os últimos dados disponíveis, mais de 8,6 mil pessoas, incluindo cerca de 4,7 mil crianças, foram abrigadas pela Caritas em 210 centros. Além disso, cerca de 30 mil refugiados acolhidos em casas polonesas também são apoiados pelos centros diocesanos da Caritas.

Mais de 130 centros da Caritas oferecem ajuda para crianças, mulheres e idosos. Todos os dias são servidos nestes centros refeições aos refugiados.

A Caritas organizou evacuações e preparou cerca de 2.500 lugares para órfãos ucranianos e crianças de famílias adotivas. A Caritas ajuda ajuda também a organizar o tratamento para crianças ucranianas doentes.

A todos os necessitados é oferecido apoio psicológico, ajuda na tradução de documentos ou na procura de um lar temporário.

spot_img

Últimas publicações