quinta-feira, 12, dezembro, 2024
spot_img

Nicarágua participa do Festival Latino-Americano e do Caribe com “As mulheres dos Wangki”

Brasília, 3 de agosto de 2022
Por Claudia Godoy

O cinema ibero-americano chega a Brasília com a amostra de filmes de 18 países promovidos pelas embaixadas do Grupo da América Latina e do Caribe (Grulac).

O V Festival de Cinema Latino-Americano e do Caribe faz parte de uma série de eventos programados pelo Grulac, fórum de diálogo criado no âmbito das Nações Unidas, para celebrar o status de Capital Ibero-Americana da Cultura que Brasília detém este ano.

A Nicarágua participa da mostra com o documentário “As mulheres dos Wangki” sobre indígenas das etnias Miskito e Mayangna que habitam as margens do rio Coco ou Wangki , no norte da Nicarágua. Historicamente sofreram tripla violência e marginalização: por serem indígenas, pobres e mulheres.

O documentário reflete como as mulheres, unidas e empoderadas, lutam para ocupar seu espaço em uma sociedade hostil e machista, preservando sua identidade, conservando seus costumes ancestrais e respeitando e defendendo o meio ambiente, que está se extinguindo dramaticamente devido à incontrolável avanço da fronteira agrícola.

Em 2017, o documentário foi finalista para concorrer ao prêmio de Melhor Filme Ibero -Americano nos Prêmios Goya , concedidos pela Academia Espanhola de Cinema. Foi dirigido por Rossana Lacayo, fotógrafa, roteirista e cineasta nicaraguense, considerada uma das pioneiras da cinematografia nicaraguense pelo Instituto Nicaraguense de Cultura.

spot_img

Últimas publicações