Brasília, 20 de julho de 2022
Por Claudia Godoy
O embaixador marroquino Nabil Adghoghi.
Com 70% das reservas mundiais reveladas de fertilizantes de fosfato, o Marrocos trabalha para fortalecer e diversificar ainda mais as relações comerciais com o Brasil. “Estamos construindo uma parceria estratégica, multifacetada, em torno de pilares fundamentais como a segurança alimentar através do suprimento do Brasil em adubos e fertilizantes”, disse o embaixador do Marrocos, Nabil Adghoghi.
O fosfato natural aumenta a fertilidade do solo, é uma alternativa técnica e economicamente viável para melhorar a fertilidade dos solos brasileiros. Como é um recurso natural, não impacta negativamente no meio ambiente.
Além disso, se utilizado na fase inicial do uso do solo, ele proporciona maior economia ao produtor rural, pois este deixa de comprar os fertilizantes fosfatados solúveis, que são bem mais caros.
O Marrocos importa commodities, produtos de matéria-prima brasileiras, e possui o porto de Tânger, que tem conexão com África, Oriente Médio e Mediterrâneo. “Nossa ambição é posicionar o porto como plataforma logística para o agronegócio brasileiro, isso permitiria baratear os custos e ganhar mais tempo para a exportação do agronegócio brasileiro”, revelou Adghoghi.