19.5 C
Nova Iorque
quarta-feira, abril 24, 2024

Buy now

spot_img

Embaixada da Espanha lança projeto para ensinar espanhol através do futebol

Brasília, 11 de abril de 2022
Com Máquina do Esporte

O Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil e a Delegação da LaLiga lançaram o projeto “Camisa 10, Nota 10”.

Segundo as informações, o intuito do programa é impulsionar o ensino do espanhol no Brasil de forma lúdica e inovadora. A iniciativa terá a elaboração de materiais didáticos direcionados ao ensino da língua por meio do futebol.

O ex-jogador brasileiro Mauro Silva, atual vice-presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), é o embaixador do programa.

De acordo com a LaLiga, trata-se de uma publicação em formato digital que tem como foco a população jovem brasileira interessada em futebol e em aprender espanhol. O esporte será usado como elemento de atração visando o aprendizado.

A didática é voltada tanto a níveis iniciais do futebol quanto a intermediários para alcançar todos os torcedores brasileiros por meio de uma linguagem e um formato atraentes.

A edição foi realizada no idioma espanhol com conteúdos orientados aos brasileiros, que tratam do futebol nas suas diferentes vertentes, com a presença de tópicos pouco abordados nos meios de comunicação, como o futebol feminino, os e-Sports, a aplicação de tecnologia nas várias áreas, aspectos culturais, etc.

“Independentemente do nível de aprendizado, queremos proporcionar uma experiência que ensine por meio do lúdico. É uma disseminação do idioma e da cultura da Espanha de uma forma inovadora, ampla e educativa. Queremos que a iniciativa cresça e gere inúmeros frutos na educação, como forma de incentivo a maneiras diferentes de se educar por meio de algo tão intrínseco à cultura brasileira, que é o futebol”, explicou Pedro Cortegoso, conselheiro de educação da Embaixada da Espanha no Brasil.

“A LaLiga e a paixão pelo futebol são dois elementos representativos da cultura espanhola no mundo. Participar de um projeto como este é um privilégio que nos permite usar a criatividade atrelada ao futebol para o ensino de espanhol”, destacou Daniel Alonso, delegado da LaLiga no Brasil.

Os diferentes materiais foram disponibilizados em formato PDF e são acessíveis gratuitamente na página do Escritório de Educação da Embaixada da Espanha e da LaLiga, bem como em sites de entidades colaborativas que possam aderir ao projeto.

Com o tempo, diferentes versões e atualizações serão disponibilizadas dentro do projeto, cuja apresentação foi realizada em um encontro no Colégio Miguel de Cervantes, em São Paulo, com Mauro Silva, padrinho da iniciativa, e alunos do programa LaLiga Football Schools. O primeiro livro foi escrito por Juan Manuel García Calviño e Marcial Izquierdo Blanco.

Vale lembrar que, de acordo com os dados do MEC divulgados em 2020, há mais de 4 milhões de estudantes de espanhol no país. Estima-se que o número de interessados possa aumentar exponencialmente com a entrada do elemento futebol no ensino.

spot_img

Últimas publicações