Brasília, 19 de fevereiro de 2022
Os recursos serão usados para distribuir kits de higiene pessoal e limpeza às famílias desabrigadas.
O governo dos Estados Unidos, por meio da USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional), anunciou, hoje, a doação de R$ 520 mil em assistência imediata para ajudar famílias atingidas pelas fortes chuvas que atingiram a cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, neste terça-feira (15/02).
O encarregado de Negócios da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Douglas Koneff, disse: “Uma das características que define a parceria Brasil é o nosso desejo de apoiar um ao outro em momentos difíceis. É desolador para todos nós ver essa tragédia tomar conta da cidade de Petrópolis. Prestamos nossos sentimentos de pesar e solidariedade e as famílias das vítimas e desabrigados”.
Os recursos serão usados para distribuir kits de higiene pessoal e limpeza e segurança alimentar às famílias desabrigadas e serão administrados pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA).
“A USAID se une aos esforços para ajudar na recuperação dos danos causados às famílias da Região Serrana do Rio de Janeiro, estamos à disposição para ajudá-las a reconstruir suas vidas”, acrescentou o diretor da USAID no Brasil, Ted Gehr.
O governo dos EUA mantém uma relação de colaboração histórica com o estado do Rio de Janeiro. Exemplo disso é o Memorando de Entendimento assinado, em 14 de dezembro de 2021, entre o Estado e a Embaixada e Consulados dos EUA para para expandir a cooperação mútua em diversas áreas econômicas e sociais.
Sobre as últimas assistências humanitárias da USAID no Brasil, visite:https://www.usaid.gov/humanitarian-assistance/brazil
As equipes de resgate que atuam em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, retiraram 24 pessoas com vida dos deslizamentos e enchentes que afetam a cidade desde terça-feira (15), quando um temporal caiu na região. A cidade foi novamente atingida por chuvas fortes na quinta-feira (17). O número de mortos subiu para 152 e ainda há 165 pessoas desaparecidas, segundo a Polícia Civil do estado.
As equipes da Defesa Civil mantiveram as buscas durante toda a noite, mesmo com a chuva forte a moderada. Desde terça-feira foram registrados mais de 800 chamados, sendo a maioria por deslizamentos, que afetaram casas e vias públicas em diferentes pontos da cidade. Cerca de 800 pessoas estão sendo atendidas pela Assistência Social, em 20 pontos de apoio montados para acolher os moradores de área de risco.