terça-feira, 21, janeiro, 2025
spot_img

Feira do Japão: o mundo nipônico às beiras do Paranoá

 

No Clube do Congresso, das 9h às 21h, ocorre a Feira do Japão: um pedaço da terra do sol nascente à beira do lago. A riqueza da cultura nipônica se revela em tons de culinária, apresentações e workshops, com o esforço da Embaixada do Japão e da Federação das Associações Nipo-brasileiras do Centro-Oeste. Os ingressos estão disponíveis on-line e custam R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada), com a possibilidade de doação de 1 kg de alimento não perecível.
Dentre as várias demonstrações da feira, a mais bonita provavelmente será a cerimônia do Tooro Nagashi, uma homenagem às vítimas do COVID-19 na qual centenas de lanternas flutuantes serão lançadas no Lago Paranoá. Tradicionalmente, a tradição homenageia os antepassados, cujos espíritos são orientados pelas luminosas lanternas. A participação ocorre mediante compra separada de ingresso, infelizmente já esgotados.
No campo gastronômico, o evento conta com a presença de nomes da cozinha japonesa brasiliense e com pratos como yakissoba, tonkatsu, takoyaki entre outros. Destaca-se o mochi com sorvete como sobremesa, além dos deliciosos doces de Rosa Takematsu. Além disso, o chef da residência oficial do embaixador, Kazumine Nohara, compartilha, em demonstrações marcadas e com necessidade de inscrição na hora, os segredos do preparo do tempurá, sobá, mousse de matchá e chá verde. Para fechar com chave de ouro, está disponível também a degustação de diferentes saquês para maiores de 18 anos.
O Embaixador do Japão, Akira Yamada, apresentando uma das degustações de saquê

A Feira do Japão conta também com uma extensa agenda cultural, que inclui artes tradicionais, jogos eletrônicos e cultura pop de uma forma geral. Ao longo dos três dias do evento, o público presente poderá apreciar apresentações culturais, música, danças diversas, taiko (tambor japonês) e artes marciais. O desfile cosplay, um dos eventos mais populares, também ocorrerá.
As artes tradicionais japonesas ocupam espaços centrais no evento: o ikebana, a arte dos arranjos florais, e o sumi-e, a arte da pintura de tinta preta, são representados por artistas e professores locais, com exposições e workshops gratuitos.
Para chegar até o local do evento, foram disponibilizados ônibus grátis que sairão às 9h da Estação 102 Sul e do Deck Norte (CA 1). O retorno ocorre no final do evento, às 21h.

spot_img

Últimas publicações