quinta-feira, 10, outubro, 2024
spot_img

Apesar da pandemia, aumenta comércio entre Singapura e Brasil

Por: Claudia Godoy

Apesar da pandemia, em 2020, o Brasil se tornou o maior parceiro comercial de Singapura na América Latina. O comércio bilateral cresceu para 20 bilhões de reais. As informações são do Chargè d’Affaires da embaixada de Singapura, Desmond Ng (foto abaixo).
Fotos: divulgação

“É um número muito bom e esperamos que continue. As empresas de Singapura têm se saído bem em setores tradicionais, como petróleo e gás, agricultura, e também em novos setores inovadores, como digitalização, jogos para celular e esportes eletrônicos. Estamos ansiosos para que mais empresas brasileiras ancorem suas operações asiáticas em Singapura”, disse Ng, em entrevista exclusiva ao site Bacuri Notícias.
A assinatura de acordo para evitar a dupla tributação em maio de 2018 foi um passo positivo para expandir a cooperação econômica. “Estamos felizes que o acordo tenha sido ratificado pelo Senado brasileiro. Esperamos que comece em janeiro de 2022, e acreditamos que os negócios de ambas as partes se beneficiarão com este acordo”, garantiu o Chargè d’Affaires.

Outra iniciativa importante entre os dois países é o acordo de livre comércio Mercosul-Singapura. “No momento estamos negociando o acordo e temos bons motivos para acreditar que ele chegará a sua conclusão em breve”, informou Ng, acrescentando que a conclusão desse acordo de livre comércio certamente beneficiaria os fluxos de comércio e investimento não apenas bilateralmente, mas entre nossas regiões, Sudeste Asiático e América Latina. “Seria também um sinal positivo para os outros de que continuamos comprometidos com a abertura do comércio internacional para uma recuperação econômica pós-pandêmica”, disse o diplomata singapurense.

“As relações entre Singapura e Brasil são muito boas. O Brasil é um parceiro muito importante para a Singapura na América Latina. Vocês ficariam surpresos em saber que, na América Latina, temos apenas uma embaixada, que é em Brasília. Nossa única embaixada é aqui no Brasil, em Brasília. As relações são boas e fortes e, apesar da pandemia, o comércio bilateral aumentou”, disse o diplomata, durante a entrevista ao site Bacuri Notícias.

No momento, existem muitas grandes empresas internacionais brasileiras que instalaram sua sede asiática em Singapura para gerenciar suas operações na região da Ásia-Pacífico. “A mineradora Vale e a empresa de alimentos BRF, como exemplo. Há muita cooperação empresarial e esperamos ver mais e incentivar mais empresas brasileiras a investirem em Singapura e a estabelecerem suas operações lá”, informou Ng.

Singapura é o 4º maior investidor asiático no Brasil, depois da China, Japão e Coréia.

spot_img

Últimas publicações