O Ministério da Saúde brasileiro negocia 30 milhões de doses da vacina russa Sputnik V e da vacina indiana Covaxin. A expectativa da pasta é ter acesso aos imunizantes ainda em fevereiro. As informações são do Ministério da Saúde.
A pasta informou que a decisão de avançar as negociações ocorre após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizar o novo protocolo com simplificação do processo de concessão de uso emergencial e temporário das vacinas.
Nesta sexta-feira (05) haverá uma reunião para tratar do assunto com o instituto russo Gamaleya e com o laboratório indiano Bharat Biotech.
A farmacêutica russa já instalou uma linha de produção no Distrito Federal. Se houver acordo, entre fevereiro e março os russos poderão entregar 10 milhões de doses de sua vacina, que serão importadas da Rússia. A partir de abril o país poderá passar a produzir mensalmente IFA e 8 milhões de doses.
Com a mesma expectativa de êxito nas negociações, outros 8 milhões de doses Covaxin poderão ser entregues em fevereiro pela companhia da Índicondições de enviar mais 12 milhões no mês seguinte